segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Esclarecimentos sobre o artigo de Davy Jones (desta vez eu o perdoo)

Ultimamente estive intrigada com a atitude de Davy Jones na sua ultima entrevista, que eu postei aqui. Fiquei com bronca dele e com dúvida se ele era assim mesmo, chato pra danar na sua rotina, uma pessoa má que nem mesmo gosta de seus companheiros "velhos de guerra" (dos outros três Monkees) ou se só na hora das entrevistas ele age assim, quando os reporteres vem com perguntas chatas.
Cheguei a tirar esta dúvida num fórum que eu participo, do site Psycho-Jello. E a moderadora do fórum e dona do site foi a que mais esclareceu minha dúvida e que abriu um pouco os meus olhos quanto a atitude do baixinho.
Ela me respondeu algo que eu parei pra ler e pensar e cheguei a seguinte conclusão: está certo que é desapontante quando as celebridades que tanto amamos e idolatramos se tornam chatos, rudes e querem mostrar seu lado humano de uma forma que elas acham que é certa, mas acabam fazendo do modo errado. Isso acontece muito frequentemente nas entrevistas, de modo que as celebridades entrevistadas, as vezes, se cansam das mesmas perguntas que os outros entrevistadores ja fizeram. Por fim, acabam ficando irritadas, a ponto de até falar aquilo que pensam ou o que vem na cabeça sem pensar direito antes. Quero dizer, besteiras. Acontece com qualquer pessoa, independente de ser ou não algum famoso.
E pra piorar ainda mais, as revistas e os sites de fofoca acabam aumentando, fazendo adaptações diferentes das entrevistas, colocando as partes relevantes mais chatas e mais chocantes no artigo. E acontece dos outros meios de comunicação pegar estas informações e aumentar ou inventar ainda mais. E o fã que lê isto acaba ficando chocado, triste, chateado, desapontado, decepcionado com o seu ídolo. Chega até a pensar: poxa, o cara que eu tanto gostava fala desta maneira, é muito chato, muito estúpido, etc. Mas nunca se sabe se é verdade ou não.
Então nem sempre se deve acreditar no que as revistas ou sites de fofocas dizem sobre as celebridades. Nem todo boato tem fundo de verdade. E nem tudo o que as celebridades dizem são aquilo que elas realmente dizem. Alias, no fundo, não era exatamente aquilo que elas querem dizer. Ou não queriam mesmo dizer aquilo.
De vez em quando (e dependendo das circunstâncias, é claro) acabamos tendo merda na cabeça, de modo que queremos extravazar de qualquer maneira. Acaba acontecendo, mas em alguns momentos errados.
E como diz minha tia, a lingua é, muitas vezes, o chicote da boca. E quem fala demais acaba dando bom dia à cavalo (com o perdão da palavra, Davy Jones, com relação ao seu amor por cavalos).
Bem, o que eu quero dizer é que Davy Jones é um ser humano como outro qualquer. Ele pode ter lá os seus defeitos. Mas ele tem boas qualidades como pessoa: é bom, educado, cordial, gentil, um bom pai para suas filhas, um excelente jóquei, um excelente cantor, possui uma excelente atuação como ator. É uma pessoa independente, lutou bravamente para ter seus objetivos, apesar das dúvidas e desmotivações que ele teve. Mas ele conseguiu tudo de bom que ele queria, sempre desejando, sonhando...
Ele se dedicou sempre ao seu pai e suas irmãs mais velhas e ainda dá e sobra esta dedicação às suas filhas. E quando ama alguém, ama mesmo.
E mais: ele, junto com os Monkees, cortou um dobrado pra ganhar, além da boa fama e do amor pela fãs, o respeito.
Quer dizer, as suas qualidades falam mais do que os defeitos.
E outra: a gente nunca sabe qual era o estado de espírito em que o cara se encontrava no momento da entrevista. Há inúmeras hipóteses: se ele estava de bom humor, mas determinadas perguntas não lhe agradava; ou se ele não gostou das perguntas feitas e acabou falando o que veio a cabeça aquilo que ele não queria dizer; ou se ele disse aquelas besteiras de propósito para chamar atenção, mesmo que negativa, claro. Coisa que ele sempre fez, até mesmo quando estava junto com os Monkees, nos anos 60. Enfim, cada caso é um caso. Todo mundo tem problemas, até Davy Jones.
Só deixando claro: as perguntas chatas que Davy cansa de responder (e eu até entendo isso e vou respeitar) envolve os Monkees: se tem possibilidade dos membros da banda se reunirem novamente, qual é o seu ponto de vista sobre os outros três, enfim. Chega uma hora que chega a lhe irritar. A Rosinha mesmo me disse que ele tem ciumes de suas fãs e acha que os entrevistadores não fazem perguntas sobre ele, perguntam mais sobre a banda. Tudo bem que ele foi um dos Monkees, mas nem sempre ele quer se lembrar de seu passado. No fundo ele até gosta de lembrar daqueles "velhos tempos" em seu momento de privacidade, mas nem sempre ele gosta de ser lembrado como um Monkee pelos entrevistadores e pelos seus fãs. Se começa a perguntar algo sobre o quarteto, ele solta as besteiras que quer, seja para ferir o reporter, ou para chamar atenção. Ou simplesmente para dizer "pelo amor de Deus, né, gente? Para de perguntar sobre os Monkees. Já encheu!".
(Falando bem baixinho, aqui entre nós: às vezes, quem muito desdenha, quer comprar. Pensem bem nisto e certamente vão entender o que eu quero dizer com esta frase. E eu ainda acho que ele deveria calçar as sandálias da humildade).
E eu entendo como Davy se sente. Só agora, porque eu demoro pra entender. Minha cabeça é um laboratório de análise e eu demoro para obter os resultados que eu quero. A verdade que eu quero e preciso mesmo ouvir. E é esta a verdade que eu obtive e quero passar para vocês. Posso não conhece-lo pessoalmente, mas tenho ideia de que tipo de pessoa ele é. E com isto aprendi a gostar ainda mais dos Monkees, não somente pelo talento musical que eles possuem, mas como pessoas que eles são. E entendê-los também.
Portanto, fãs e admiradores de Davy Jones, não vamos perder o respeito e admiração, nem vamos deixar de amar nosso querido baixinho por contar de besteiras que ele disse ou não. Vamos respeitá-lo e amá-lo sim, mas como pessoa. Como ser humano que merece amor. Assim como nós amamos e respeitamos Peter, Mike e Micky.


Love is understand! Don´t you know that it´s true...

Um comentário:

  1. vc chegou a uma boa conclusão Érika. E digo mais: os quatro devem pensar da mesma forma no sentido de não quererem ser lembrados pela mídia só como um monkee. Os quatro querem ser reconhecidos por seus trabalhos individuais, seu talento e no seu tempo atual. Embora cada um reaja de uma forma. No caso o Davy, demonstrou de forma mais explícita. Temos, como fãs, nossos equívocos em pensar neles sempre como os "Monkees". São imperfeitos como nós, fazem besteiras, são humanos!rs
    Talvez pessoalmente nem gostássemos de um jeito de um ou de outro, como seus personagens. Pois eram sim personagens, era um show afinal. Mas quem é fã, não deixa de perder o carinho. Eu gosto deles independente de suas fraquezas e comportamentos adversos. Como são, embora eu não os conheça muito bem. Não somos ninguém pra julgar. Mas ao ponto que o tempo passa, enxergamos mais a realidade. Crescemos a partir do momento em que observamos e procuramos a verdade à nossa volta. Isso serve para os Monkees e para tudo. :)

    ResponderExcluir

Radio Monkees