domingo, 8 de fevereiro de 2009

O quinto Monkee, Glen Campbell

Fonte: Examiner.Com
Escrito por Michael MCGuire.

Um dos piores segredos mantidos era que os Monkees não tocavam seus instrumentos em seus primeiros álbuns, nos anos 60.
Os músicos de estúdio eram os que davam conta do recado, naquela época. Em uma recente entrevista com MCGuire, Glen Campbell afirma que tocou guitarra em "Last Train To Clarksville" e outros primeiros hits dos Monkees.
Nada tenho contra eles. Eu estava no colegial (ensino médio dos americanos) quando eles eram populares. Deram-nos um ou dois anos de riso, e não há nada errado com isso. Eles lutaram para tocar em todas as suas próprias gravações.
Glen confirmou também tocou guitarra em "Good Vibrations" para os Beach Boys e em cinco músicas no álbum deles, "Pet Sounds".
Paul McCartney tem créditos de "Pet Sounds", com fonte de uma inspiração para "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band ".
Ringo Starr já comentou que os Beatles nunca sentiram particularmente ameaçados comercialmente, mas sentiu ameaçado criativamente por The Beach Boys.
A rivalidade amigável entre as duas bandas resultou na música subindo para um plano superior, e Glen desempenhou um papel nele.
E passei anos rastreando as contribuições de Glen Campbell para as músicas, como músico de estúdio, e decidiram que é uma tarefa impossível de concluir.
Suas impressões digitais estão por toda parte.
Perguntei se ele lembrava a sua primeira viagem a San Francisco.
"Sim", disse ele. "Eu vim com o o Kingston Trio. Gastamos cerca de quatro noites tocando na ansiedade. Nós escolhemos o melhor desempenho de cada canção e colocamos no álbum. Acho que isto fez muito bem para eles.".
Meu primeiro encontro com Glen foi quando eu vi seu nome nos créditos no verso da capa do álbum de Jan e Dean. Mas a sua história remonta mais anos do que isso.
Tocou guitarra em "Be My Baby" de The Ronettes; “He’s a Rebel”, de Darlene Love e The Crystals; “You’ve Lost That Lovin’ Feeling”, de Righteous Brothers; “Viva Las Vegas”, de Elviz Presley; “Strangers in the Night”, de Frank Sinatra; várias gravações de Merle Haggard, Waylon Jennings, Rick Nelson, Nat King Cole, Nancy Sinatra, Wayne Newton. . . e onde posso parar?
A parte disto, Sonny e Cher fizeram os back vocals em “You’ve Lost That Lovin’ Feeling”.
Campbell dissipou rumores de que ele tocou em "Mr. Tambourine" para os Byrds ou que nunca trabalhou com Simon & Garfunkel.
"Considerei tudo isto uma experiência de aprendizagem", disse ele. "Eu estava tocando com os melhores músicos do mundo, em minha opinião, e todos nós aprendemos uns com os outros."
Mesmo que você pode acreditar que você não é um fã de Glen Campbell, não se surpreenda se um de seus favoritos riffs de guitarra é realmente um dos seus.
Para sua diversão. . . "Last Train para Clarksville" dos Monkees. Ouça Glen Campbell dedilhando e arreganhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Radio Monkees